quinta-feira, 9 de abril de 2009

Presunto de Barrancos DOP e os produtos tradicionais em debate durante a ExpoBARRANCOS 2009

A parceria Projecto RECURSUS, (EEA Grants), que tem o Município de Barrancos como entidade promotora, organizou no passado dia 3 de Abril um Colóquio subordinado ao tema “O Presunto de Barrancos DOP e os Produtos Tradicionais no contexto socioeconómico do Concelho de Barrancos”.

Esta iniciativa, integrada no âmbito das actividades da ExpoBARRANCOS 2009, pretendia criar um espaço de debate sobre a importância dos produtos locais tradicionais para o desenvolvimento de Barrancos, tendo oradores:

- António Tereno, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, que salientou a qualidade dos produtos existentes no concelho e a importância da aposta nestes, nomeadamente através da criação de novas empresas a instalar no PEB, enquanto forma de criação de emprego e preservação da identidade local;

- Seita Coelho, engenheiro do Instituto Nacional de Recursos Biológicos, que sublinhou a necessidade de preservar a qualidade e a tradição relacionada com os produtos alimentares, que são parte do património de um determinado território, sendo por isso fundamental democratizar o seu consumo, mantendo a excelência e criando ao mesmo tempo, dinâmicas que apostem no consumo local destes produtos;

- António Baena, responsável pela Barrancarnes, S.A., que apresentou as principais perspectivas para o Presunto de Barrancos DOP, sublinhando as características que fazem deste produto um produto de excelência;

- Marta Cortegano, engenheira florestal da Associação de Defesa do Património de Mértola, em representação do Projecto RECURSUS, que fez um balanço das actividades do Projecto e salientou a importância da exploração RFNL (recursos florestais não lenhosos) para o desenvolvimento do Concelho.

- Rui Domingues, economista, da câmara municipal de Barrancos, afecto ao projecto Recursus, que salientou a importância da exploração dos produtos referidos aliando a mesma à criação/instalação de pequenas empresas no Parque Empresarial de Barrancos enquanto empreendimento integrador da aposta neste tipo de produtos.

A moderação do debate esteve a cargo da Dra. Célia Chamorro, também do Projecto RECURSUS, em representação da Câmara Municipal de Barrancos.

Para além do Presunto de Barrancos DOP, produto de excelência reconhecida, estiveram em debate outros produtos locais, tais como os cogumelos, os espargos, as plantas aromáticas e medicinais e outras plantas comestíveis. (...)

Para além de debater sobre a oportunidade que estes recursos representam, o colóquio teve também como objectivo fazer um balanço das actividades do Projecto junto da comunidade em geral, tendo sido apresentadas e debatidas as principais tarefas desenvolvidas pela equipa, até ao momento.

No Colóquio, que foi muito participado, participaram empresários locais e nacionais, potenciais empresários, técnicos, colectores de diversos RFNL, formandos e formadores de cursos de Educação e Formação de Adultos ligados à Pastelaria e Panificação e Jardinagem, para além dos técnicos da Parceria, entre outros elementos da comunidade em geral.

Nota: Notícia elaborada com base nos apontamentos e informações transmitidas pela moderadora do debate, que aqui publicamente agradeço.

Sem comentários: