domingo, 7 de setembro de 2008

Último número do Boletim Informativo da Câmara Municipal de Barrancos

O nº 4 do “Boletim Informativo da Câmara Municipal de Barrancos”, datado de Agosto de 2008, foi distribuído no início da passada semana, tendo como destaque o Parque Empresarial de Barrancos, obra em fase de execução.
Do boletim destacam-se as seguintes notícias:
- Barrancos Terra Única: construindo o futuro – no editorial assinado pelo presidente da CMB são elencadas algumas das principais obras realizada desde o início do seu actual mandato: museu, gabinete do movimento, parque de feiras e exposições, núcleo escolar, biblioteca pública, dialecto barranquenho, acessibilidades, para além de outros projectos de menor visibilidade. Destaca-se, ainda, o lamento do penúltimo parágrafo, onde acrescenta que “apesar da posição derrotista de alguns, sempre do contra e contra todo e qualquer tipo de desenvolvimento para a ‘nossa Terra’ … Barrancos está a mudar rumo ao Futuro!” (pág. 3).
- Parque Empresarial de Barrancos (PEB) é já uma realidade, ilustrada com algumas fotografias da zona de intervenção. (pag. 4-5);
- Gabinete do Movimento, Centro de Reabilitação Física-Ginásio - equipamento construído pela CMB com financiamento LEADER, inaugurado em Janeiro de 2008, pela presidente da ARS Alentejo. O GM, no qual prestas serviço uma fisioterapeuta e um administrativo, entrou em funcionamento em Fevereiro de 2008. (pág. 6)
- Programa de Apoio à Família (PAF) – “… medida integrada na componente de acção social … que tem como finalidade ajudar os progenitores das crianças nos seus primeiros meses de vida”. O artigo é ilustrado com a fotografia das primeiras beneficiários do programa e respectivas mães. (pág. 7);
- expoBARANCOS 2008 – dando conta do sucesso da 2ª edição deste certame que decorreu em Abril passado. Para 2009, a expoBARRANCOS irá decorrer entre 2 e 5 de Abril. (pág. 8-9);
- Museu Municipal de Arqueoogia e Etnografia de Barrancos – um artigo de balanço do primeiro ano de funcionamento. (pág. 10);
- Atribuição de Medalha de Mérito Desportivo ao Barrancos Futebol - homenagem ao clube local que em 2007/2008 conquistou o título de campeão distrital (Beja) da 2ª divisão Clube; (pág. 11)
- Castelo de Noudar – informação dando conta da conclusão das obras da Torre Oeste projecto co-financiado pelo Interreg IIA, REVALPAT. (pág. 12);
- Melhoramentos nos caminhos florestais – listagem dos caminhos melhorados no actual mandado deste executivo. (pág. 11);
- Bombeiros de Barrancos recebem nova viatura – notícia sobre a viatura em segunda mão oferecida pelo Consórcio dos Bomberos da Província de Huelva (Espanha) aos Bombeiros Voluntários de Barrancos (pág. 16);
- Dialecto Barranquenho declarado Património Cultural de Interesse Municipal – notícia de relevante interesse que dá conta da decisão dos órgãos municipais (AMB-CMB) aprovada no passado mês de Junho. Com esta decisão, para além da classificação do dialecto como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal são estabelecidas as condições formais para a sua salvaguarda, preservação, valorização e reconhecimento nacional e universal. (pág. 17).
- ATL Verão 2008 – programa que tem como principal objectivo proporcional a ocupação dos tempos livres das crianças dos 3 aos 10 anos. (pág. 18).
- Oficina Domiciliária – serviço recentemente criado que tem como objectivo específico assegurar a execução de pequenas reparações domésticas nos domicílios dos maiores de 60 anos. No âmbito deste programa são prestados serviços integrados nas áreas de carpintaria, serralharia, electricidade, construção civil, água e saneamento, etc. (pág. 20)
- Banco de Ajudas Técnicas – divulgação da tipologia das ajudas técnicas e da forma de cedência. (pág. 21).
- Órgãos que funcionam no âmbito do Município de Barrancos – nova secção através da qual se pretendem dar a conhecerem os órgãos e serviços que funcionam em Barrancos, bem como a sua composição e competências.
Neste número os órgãos divulgados são o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Local de Acção Social e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barrancos. (pág. 21)
- Projecto Educativo Municipal – documento que pretende reflectir as linhas orientadoras e as áreas prioritárias de intervenção ao serviço da política educativa da CMB. (pág. 22)
- Programa de Oferta de Manuais Escolares aos alunos do 1º ciclo do EB – programa recentemente criado pela CMB no âmbito da qual serão oferecidos os manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico (1º ao 4º anos de escolaridades). Com este programa fica a CMB com a responsabilidade de aquisição e entrega aos alunos, no início do ano lectivo 2008/2009, dos livros adoptados pela EBI. (pág. 23)
- Galerias dos Presidentes da CMB – forma simbólica de divulgação de parte da História de Barrancos através daqueles que, ao longo dos tempos, exerceram o cargo de presidente da Câmara Municipal de Barrancos. A galeria a inaugurar brevemente, ficará situada no Salão Nobre dos Paços do Município e contará com retratos de todos os “presidentes” desde o início do século XX. (pág. 26).
- Obra de futuro – nova Lar da 3ª idade – artigo sobre o novo equipamento social a construir pela IPSS Lar Nossa da Conceição (valência de Lar, SAD, centro de Dia e creche) com financiamento do programa PARES da Segurança Social (75%) e da CMB (25%). O artigo é ilustrado com três fotografias, uma do local onde será implantado o novo equipamento e duas da cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a CMB e a IPSS. (pág. 27)
Para além de outras notícias sobre a actividade do executivo e da obra realizada pelos diversos “pelouros”, destaque ainda para o álbum de fotografias nas páginas centrais.
Nota: O Boletim da Câmara Municipal de Barrancos poderá ser lido na íntegra no sítio electrónico do Município de Barrancos (http://www.cm-barrancos.pt/)

Sem comentários: