sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Festas de Barrancos - Dia 28 (1º dia)

O dia amanheceu solarengo e quente. 19 ºC às 8h00.
O foguete (morteiro) a anunciar a alvorada soou às 8h30! Um pouco mais tarde que outros anos. A Banda de Música iniciou o desfile pela Vila às 9h00.
A praça de touros já estava montada. Os cabrestos fizeram o reconhecimento do percurso por volta das 11h30, para delícia das crianças que já estavam á espera há muito.
Por esta altura os católicos - os de sempre e os da ocasião – estavam na Missa Solene, que terminou por volta das 12h30. Um pouco antes do final foi divulgada oficialmente a nova Comissão de Festas para 2009, cuja composição é a seguinte: Tiago Raposo, Rui Ramos, João Carlos Agulhas, Nuno Costa e João Carlos Ramos.
O dia continuou quente. 34ºC às 16h00, quando começaram os primeiros foguetes a “chamar” para a procissão.
Já passava das 18h00 quando saiu a procissão, que iniciou o percorrido pela Rua Cónego Almeida/S. Bento. Os fiéis seguiam em fila bem alinhada. No meio, de acordo com a ordem do ritual, os guiões, os andores do Menino Jesus, de S. José e de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Barrancos. O pálio, onde seguia o pároco local, marcava o termo da procissão, que recolheu às 20h10. Esteve composta a procissão.
Às 22h00 já a praça estava apinhada de gente. A expectativa era grande! Os Adiafa subiram ao palco já passava das 22h30, logo se percebendo que não iriam despertar muito interesse. Como o repertório não ajudava nem animava, o grupo ensaiou uma espanholada! O “zambobita,… zambombita,… yo te tengo que romper…”, que todos conhecemos, não caiu bem, estava fora de época! Para o Natal faltam quatro meses.
Os ânimos só acordaram no final quando soaram os acordes das “meninas da ribeira do Sado…”. Não chegou para levantar o entusiasmo. Às 23h30 saíram do palco, sem deixar muitas saudades!
Terminada a animação na praça seguiu-se o baile.
Eram 24h00. As entradas eram grátis. O Quintalão depressa encheu. A orquestra espanhola La Pachamama começava a animar. Rapidamente os pares de dançarinos encheram o recinto. A orquestra prometia e cumpriu as expectativas iniciais. Eram 6h00 da manhã de hoje e ainda tocava…
A tarde e a noite continuaram quentes. A temperatura do ar nunca desceu dos 19-20ºC.

Sem comentários: