quarta-feira, 25 de junho de 2008

Dialecto Barranquenho: Classificado como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal

A assembleia municipal de Barrancos aprovou ontem, dia 24, a classificação do Dialecto Barranquenho como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.
.
De acordo com a decisão municipal “o reconhecimento da especificidade linguística do Barranquenho e a sua classificação como Património Cultural Imaterial permitirá sensibilizar a própria comunidade e promover uma expressão oral que, em poucas gerações corre o risco de não sobreviver à padronização inerente à escolarização e ao envelhecimento da população.”
.
Para além da classificação como Património Cultural Imaterial o Município de Barrancos aprovou um plano que tem como finalidade a valorizar a função do nosso dialecto, a criação da Comissão de Estudo e de Valorização do Dialecto Barranquenho e de um Centro de Documentação e de Estudo do Dialecto Barranquenho, bem como “incentivar o ensino e a aprendizagem do Barranquenho junto da comunidade escolar de Barrancos, em especial no ensino básico”;
.
Finalmente, constitui intenção do município, “proporcionar as condições tendentes à classificação do Dialecto Barranquenho como Património Cultural Imaterial da Humanidade, logo depois da sua classificação Nacional.”
.
Notas:
Dois lamentos e uma declaração de interesses:
1º Lamento: A decisão municipal, ainda que por unanimidade, foi “frouxa”, faltou alma, deveria, na minha modesta opinião, ter sido por “unanimidade e aclamação”, por constituir um momento histórico.
2º Lamento: Por ignorância, desconhecimento ou desinteresse, a reunião da assembleia municipal, como é costume, não tinha público. O assunto de ontem, merecia-o! Foi pena.
Declaração de interesses: Assisti aos trabalhos da assembleia municipal, no espaço reservado ao público, na qualidade de dirigente do município.

1 comentário:

aeloy disse...

A propósito trago aqui parte da declaração, recente, do director geral da Unesco, neste Ano Internacional das Línguas:
"A diversidade linguística é uma das principais garantias da diversidade cultural. Assim como o multilinguismo, contribui para o desenvolvimento sustentável, reforça o diálogo, a coesão social e a paz.
As línguas são um componente fundamental da cultura, são ferramentas e meio de comunicação. Mas são igualmente um factor essencial para estabelecer a identidade de indivíduos e de grupos. Com a língua os povos constroem, compreendem e expressam as suas emoções, intenções, valores, noções e práticas.
Como ferramentas ao serviço de um grande número de práticas sociais, as línguas constituem um domínio altamente interdisciplinar e uma condição necessária para o respeito pelos direitos humanos fundamentais."
CC
António Eloy