sábado, 1 de setembro de 2007

Festas de Barrancos 2007 - 7: O encerro e a tourada do dia 30.


Dia 30
Encerro: 8-9 horas.

Amanheceu mais fresco que o dia anterior. O carro estava cheio de orvalho (em Barrancos dizemos “murracêra”).
Às 8 horas, pouco mais ou menos, o foguete e cinco minutos depois já o primeiro touro estava na arena da praça. Na rua, nem a multidão nem as provocações dos mais afoitos conseguiu detê-lo. Às 8h20, depois de uma ou outra faena, estava no curro.
Seguiu-se o segundo touro. Praticamente igual ao outro. Hoje o encerro foi breve. Cerca de 40 minutos. O Violante (Manuel) no tabuado e o Rúbio na torneira, (burladero), muito profissionais e experientes, foram rápidos a enlaçar os touros.
Tourada: 18 – 19h30.
Como vem sendo habitual, as corridas de touros que têm hora marcada para as 6 da tarde, começam sempre por volta das 19 horas. A espera a “guardar o lugar”, as brincadeiras dos miúdos e não só, a rega da praça pelos bombeiros, os banhos mais ou menos forçados na mangueira de água, fazem parte da festa. Até as descidas de tensão e os desmaios nos tabuados, devido ao calor e aos apertos, fazem parte da festa! Começam a entrar na tradição…
Da tourada, ou melhor do que aconteceu neste dia na arena, desde o toque do clarinete a autorizar a saída do primeiro touro até à recolha do segundo, pelas parelhas de mulas, cerca das 19h30, não reza a história… Não foi uma boa tarde!
Felizmente, à noite (22-24h), a animadora da praça (espectáculos gratuitos na arena) fizeram esquecer a tarde e animaram os espectadores presentes. Praça a abarrotar de gente para ver o grupo o Sapito de Tacon (grupo de cerca de crianças e jovens de Barrancos que frequentam aulas de Sevilhana) e Blanca Villa (uma artista espanhola de música ligeira, de flamenco e sevilhanas, que já tinha pisado o palco da praça há duas décadas atrás).
A partir das 24 horas a festa continua, desta vez no Quintalão, com os bailes até à hora do encerro do próximo dia…

6 comentários:

Anónimo disse...

olá e uma boa noite

obrigada pelas noticias tao detalhadas das festas de barrancos,tive mt gosto em ler,gostei imenso.
continue a relatar noticias dessa bonita vila,eu aqui deste lado tenho mt gosto em ler.
bem haja,Sr.Jacinto

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo: Só por curiosidade, a partir de onde (localidade) está a visionar o blogue?

Jacinto Saramago

aeloy disse...

Jacinto, a vaca, como é tradição entrou na sociedade e fez as vénias habituais, tendo até levado à destruição de arca frigorífica. Foi aí, face aos estragos que se poderiam aumentar que o Zé a agarrou pela cornamenta e com ajudas a obrigou a sair.
A vaca na sociedade que penso tinha uma função de agradecimento/castigo dos jovens face ao espaço dos "ricos" onde chegou a haver porteiro para controlar as entradas tinha uma função mto importante, que se deve continuar.

Abs
Antonio Eloy

Anónimo disse...

caro sr jacinto pois eu leio o seu blogue de corroios.
gostei mt de ler a feira de barrancos e pena de nao ter estado ai,para o ano há mais e se deus quiser ai estarei.
bem haja para o sr.
uma boa tarde.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olá Jacinto, pena nao colocares uma foto para te identificar melhor...parabens por esta boa narração da nossa "fêra", 1 abraço, eu estive aí dia 28 e 29 mas por compromissos laborais tive que regressar com muita pena pelas 5H00 da madrugada de 30.