sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos

O Município de Barrancos inaugura hoje o museu dedicado à arqueologia e à etnografia.
O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, surgiu da necessidade da criação de um espaço que garantisse um destino condigno ao importante espólio arqueológico e etnográfico existente, fruto de trabalhos realizados no Castelo de Noudar e noutras zonas da região, bem como de doações ou depósitos da população de Barrancos.
O museu foi idealizado durante o Encontro de Mestres Construtores em Noudar, em 1983, promovido pelo Município de Barrancos - iniciativa que deu a conhecer as potencialidades arqueológicas da região de Barrancos, iniciadas em meados de 1980.
As obras de construção (adaptação do edifício) do museu só foram iniciadas em 1997. Dez anos depois foram concluídas e organizado o seu rico e vasto espólio arqueológico e etnográfico.
O Museu Municipal situa-se na Travessa do Arco n.º 2, em Barrancos, estando instalado numa casa senhorial, dos séc. XVI/XIX, onde se localizavam armazéns, cavalariças, forno de pão, entre outros serviços de apoio.
Numa das salas do museu hoje inaugurado é recriado, na medida do possível, o ambiente do consultório médico de província. Com instrumentos médico e cirúrgicos desde meados do século XIX, este espaço presta homenagem simbólica a três personalidades (médicos) que marcaram várias gerações de barranquenhos: o Dr. Filipe de Figueiredo, o Dr. António Pelicano Fernandes e o Dr. Bento Caldeira.
Mais informação consultar: www.cm-barrancos.pt

2 comentários:

aeloy disse...

Visitei o museu. Se esperou muito, pelo que está bonito e orgulha a nossa terra.
Tive ocasião de comentar com a simpática ( e empenhada)guia erros na catalogação (o elefante, por exemplo)e seria importante saber do restante espólio, onde para, qual é a sua situação, onde e quando poderá ser visto.
Mas o que conta é que o passado já está presente para ligar-nos ao futuro.
Que hoje já é consensual tem que ser discutido por todos, e nomeadamente, as nossas festas.
Abraços festivos
António Eloy

Anónimo disse...

Visitei o museu, e não poderia deixar de mencionar o magnifico trabalho que a equipa (Dr. Fernado Fernandes, Lídia Segão, Antónia Godinho, Domingas Segão e Cristina Caraças)desenvolveram para que hoje possamos apreciar o significado de cada peça exposta. Não poderia deixar de assinalar o excelênte desempenho das pessoas que trabalham no museu deste a recepção às guias, pois mostram um verdadeiro profissionalismo no desempenham das suas funções (coisa rara nestas paragens).
A Todos as maiores felicidades, e sucesso.
PS. Peço desculpa se pela minha ignorância esqueci alguém da equipa que trabalhou no museu, bem como nos nomes dos mesmos.

Ass:RVJ