domingo, 17 de dezembro de 2006

Pedido de contributo: Que projectos para Barrancos?

Barrancos, como praticamente todos os municípios da raia, continua a ser um município onde o desenvolvimento, nas suas múltiplas dimensões, ainda não chegou. O abandono e o esquecimento dura há séculos.

O despovoamento continua. As populações procuram melhores condições de vida noutros locais.

É verdade que nestes 30 anos de Poder Local Democrático, muito se tem feito numa Vila que nem sequer possuia as infra-estruturas básicas. O abastecimento de água e o saneamento básico só chegaram no início da década de 80 do séc. XX !

Poderemos afirmar que, apesar de todos os constrangimentos, o município de Barrancos está minimamente dotado de equipamentos culturais e desportivos. Possui uma boa escola básica integrada, à qual só falta "acrescentar" o ensino secundário. Possui um grande número de associações (21 no total), ainda que a dinâmica de trabalho e de iniciativa esteja restrita a apenas três ou quatro. Possui duas unidades industriais de transformação de carnes de porco preto alentejano, que produzem, para além de enchidos, o famoso Presunto de Barrancos DOP. Possui gente com formação e qualificação profissional. Detém uma das mais baixas taxas de analfabetismo do Alentejo. Estamos no centro da península Ibérica. Falamos barranquenho, português e espanhol…

Falta-nos... falta-nos muitas coisas! Faltam boas estradas, por exemplo. Falta-nos...

Estamos em finais de 2006 e vésperas de início de um novo Quadro Comunitário de Apoio, agora denominado Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013. As expectativas são grandes, por isso daqui lanço um repto aos leitores deste post, em especial aos barranquenhos: utilizando a forma de comentário solicito a indicação de projectos, propostas, iniciativas ou acções que considerem necessários/as para o desenvolvimento económico e social de Barrancos.

Estamos a tempo de "apanhar o combóio" do progresso?! Contribui.

9 comentários:

Anónimo disse...

Nesta vila longe de tudo, falta muita coisa.
Porque nao construir uma universidade.
Fazia falta medicos,podia-se construir um mini hospital,tipo sap.
Melhores estradas.
Faz falta muita coisa,mas o principal,mais trabalho para os jovens e outros que tem de abandonar a sua terra em busca de trabalho.
Porque nao a construcçao de fabricas de muitas utilidades.
Tantas coisa faz falta,veremos o proximo ano,2007,que reserva ao povo de Barrancos.
BOAS FESTAS A TODOS.

Anónimo disse...

Caro anónimo:
Concordo que falta muita coisa! E um dos desafios para 2007 e seguintes, será a fixação (manutenção) de população e para isso são necessário empresas, empregos...
Vamos ver o Parque Empresarial... as expectativas estão altas!
Quanto à Universidade... talvez um polo da U.Évora na área do turismo ou ambiente, no Parque de Natureza de Noudar.

Anónimo disse...

desejo que Barrancos tenha sorte na sua luta de novas oportunidades.
Poderia-se tambem pensar numa uniao com os Espanhois,seria uma mais valia ,para a vila e a regiao.
Pertencendo ambos a uniao europeia,
poderia.se ter algumas regalias.
Mas isso ja mete um pouco de politica,poderia ser possivel,mas demoraria mais tempo.
mas tudo demora tempo,neste Pais.
Barrancos estando no fim do mundo,como ja ouvi dizer,mais dificil será.
mas a esperança sempre presente,por isso,muita força e sorte.

Anónimo disse...

Deveria, primeiro que tudo, incentivar-se a criação e fixação de empresas, nem que fosse através da comunicação social(conferência de imprensa) alertando para os beneficios geográficos e internacionalização das mesmas, dado a proximidade com Espanha, além de criar protocolos de entendimento com as Juntas de Andaluzia e Extremadura.

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo

Neste momento, o incentivo à criação e fixação de empresas depende da conclusão do Parque Empresarial.
Aguardamos a sua conclusão. No entanto, parece-me uma boa ideia a divulgação antecipada das potencialidades locais de Barrancos em Espanha e no resto do País. A industria agro-alimentar poderá (será) uma solução; o presunto de Barrancos DOP e agora a Paletilha de Barrancos DOP ainda tem mercado para explorar.

Anónimo disse...

Como esta a situação do Parque Empresarial?
Quantos anos faltam?

Anónimo disse...

Se depende da conclusão do Parque Empresarial, para quando o seu inicio? Não podemos concluir uma coisa que não foi iniciada.

Jacinto Saramago disse...

Caro(s) Anónimo(s)

Sobre o Parque Empresarial:

1 - É verdade, a língua é traiçoeira: admito que, tirando o placard, pouco tem sido feito. Segundo consta, para não avançar com a expropriação, as conversações com os proprietários continuam a arrastar-se...


2 - Enfim, a conclusão (ou o início) das obras do Parque Empresarial,não é para já.
No entanto, conforme a "tradição" as obras em Barrancos sempre demoram um pouco mais do que o normal.. (lembre-se do bairro dos espanhóis... as piscinas... o cine-teatro...)

Anónimo disse...

Continuando, ninguem faz ideia de como eu gostaria de ter uma varinha magica e poder para fazer desta terra aquilo que todos nós aqui nascido, criados e (borbidos) gostassemos.

Não sendo posível na realidade então vou procurando fazer com qu melhorando a minha critica vá om esperança melhorar o local.

Não vou aqui fazer uma apologia a factos concretos de opniões aos vários sos nossos conterraneos e cujas opiniões se traduziram em realidades feitas por aqueles que as ouviram.

Mas contino com a opinião que sem formação nada se faz de geito,

Ha em Barrancos uma decena de artesãos que sabem fazer utensílios cujo valor genético é hereditário, bem aproveitado e conjugado na feitura de cadeiras, mesas, toscas, feias e tortas, mas é assimo artesão e é assim se quer o produto genuino