sábado, 28 de outubro de 2006

O Presunto de Barrancos DOP - Encontro de especialistas

Vai decorrer em Barrancos, no Parque de Natureza de Noudar, no dia 30 de Novembro, segunda-feira (15 horas), um encontro de especialistas de diversas áreas, que vão discutir e analisar o referencial de formação de “preparador/a e cortador/a de presunto”.

Nesta iniciativa do projecto EQUAL “Barrancos Activo”, promovido por diversas entidades locais, participam especialistas na área da qualidade e dos produtos tradicionais (Eng. Ana Soeiro do IDHRA e o Prof. Tira Picos Nunes da Universidade de Évora), da formação profissional (Dr. Jaime Salvadinho e Drª Ana Luísa Dimas da Escola Profissional de Moura), empresários da industria de presuntos e enchidos (Casa do Porco Preto e Boleta Barranquenha) e profissionais do corte/transformação (Frederico Garcia e Angel Mendes).

Com a aprovação deste referencial pretende-se, a curto prazo, a formação de pessoal qualificado na preparação e corte de presunto DOP de Barrancos e a dinamização de uma nova profissão.
Durante o encontro será divulgado o projecto de criação da Confraria Gastronómica do Porco Preto, organização que terá como objecto:
- Defender a autenticidade da gastronomia barranquenha confeccionada à base de porco preto;
- Promover e projectar a gastronomia regional com porco preto a nível nacional e internacional;
- Valorização e promoção da identidade cultural de Barrancos;
A Confraria Gatronómica do Porco Preto é uma iniciativa da Associação Barranquenha para o Desenvolvimento (ABpD), integrada no Plano de Acção 2006/07 da Agenda 21 Local de Barrancos.

Sem comentários: