quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Caracterização do município de Barrancos - Parte 1

As peculiaridades do município de Barrancos devem-se, entre outras, à sua localização geográfica. Barrancos, com apenas uma freguesia, com o mesmo nome, com a área de 169 Km2, é vila raiana, situada na margem esquerda do Guadiana. Por razões de ordem histórica, cultural e geográfica a comunidade barranquenha possui laços bastante estreitos com a vizinha Espanha, que foi, ao longo dos tempos, moldando os costumes desta pacata vila alentejana. Esta ligação reflecte-se tanto ao nível do próprio dialecto como nas manifestações culturais e etnográficas, sejam elas populares ou profanas.
A própria origem da população, episódios de uma história, o intercâmbio continuado de pessoas, bens e serviços, constituíram e moldaram uma comunidade, intrinsecamente ligada ao país vizinho, nas não renegando a sua portugalidade.
Barrancos dista apenas 9 km da localidade espanhola de Encinasola, ao passo que a localidade portuguesa que lhe fica mais próxima é Santo Aleixo da Restauração, freguesia do município de Moura, a 21 km. O isolamento, no espaço geográfico do País, é uma realidade. Barrancos fica a 110 km da sede de Distrito (Beja) e a 250 km da capital, Lisboa.
Esta proximidade com Espanha permitiu que durante muito tempo se desenvolvesse uma actividade paralela que muito contribuiu para o desenvolvimento da região e próprio sustento da população residente, o contrabando, sobretudo de café. Na volta, os contrabandistas traziam alguns produtos necessários a que a população não tinha acesso de outra maneira, nomeadamente tecidos, sapatos, etc. Esta actividade viria, também a marcar as vivências e a história do próprio povo barranquenho.

Sem comentários: